25.11.11

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Em 1999, a ONU declarou o 25 de Novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. No entanto, já desde 1981, que as activistas ligadas às questões de género assinalavam o dia 25 de Novembro como o dia contra a violência. Esta data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal, activistas políticas na República Dominicana em plena ditadura, que foram brutalmente assassinadas por ordem do ditador Rafael Trujillo, em 1960. 

Hoje realiza-se também a 1ª Marcha pelo Fim da Violência contras as Mulheres, realizada em Portugal. Irá acontecer pelas 17h, no Largo Camões em Lisboa...mas também outras por todo o país. Organizada pela UMAR, Movimento SlutWalk Lisboa e ComuniDária, o lema desta marcha é "Não somos cúmplices nem indiferentes! Nem mais uma. Estamos vigilantes!" e conta já com o apoio de 59 associações da sociedade civil, governamentais e partidos políticos.

O assédio na rua, os telefonemas indesejados, a culpabilização pela roupa que se usa, o julgamento moral das sexualidades, o insulto,  são também violências num contínuo para as quais existe permissividade geral, e são questões que também serão destacadas por esta marcha. 
Mais informações: http://marchafimviolencia.blogs.sapo.pt/

2 comentários:

Turista disse...

Querida Krasiva, alertar é preciso! E sensibilizar!

Anónimo disse...

Olá, por algum motivo (que neste momento, me supera) o meu blog foi apagado e a minha conta desactivada...

Vamos lá ver quando é que o Sr. Blogger me vê o que se passa e se encontra cura...

...Ju...