1.2.15

"O Jogo da Imitação"



"Sometimes it is the people who no one imagines anything of who do the things that no one can imagine."

O "Jogo da Imitação"  é um filme sobre o matemático Alan Turing. Passa-se durante a II Guerra Mundial, em Inglaterra, em que uma equipa de criptólogos tenta decifrar o Enigma, que no fundo é o código que os alemães usavam nas suas mensagens durante a guerra. No entanto, esse código tem milhões de possibilidades e muda todos os dias. Alan Turing acabou por construir uma máquina que permitiu analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses começaram a conhecer atempadamente as ordens alemães antes que elas fosse executadas, o que lhes permitiu ganhar a guerra.

O Jogo da Imitação é muito bom, toca diferentes temas importantes , no entanto não aprofunda muito nenhum. Fala-se da guerra, da ética (quem decide quem morre e quem vive, da necessidade de danos colaterais), do espírito de equipa, dos primórdios dos computadores, da homossexualidade enquanto crime nos anos 50, da dificil emancipação das mulheres nas ciências.

Turing depois de ajudar a acabar com a guerra, foi denunciado e condenado por homossexualidade e acabou por se submeter a uma tratamento hormonal – a castração química. No final do filme, o arrogante Alan Turing é reduzido a uma sombra.Suicida-se aos 41 anos. Décadas depois recebe o perdão da rainha ( não devia ser antes um pedido de desculpa?!!!)

Excelente interpretação de Benedict Cumberbatch. Não gosto particularmente deste ator mas parece mesmo indicado para este papel. 




1 comentário:

M. disse...

Está na lista de filmes para o fds, pelo que só li metade do post... nao quero ficar ja a saber tudo!
Este vai ser o ano da II Guerra - em Londres, pode-se visitar o bunker da II Guerra, conhecer melhor a vida do Churchill e apreciar a enigma! Adorei e recomendo ;)
Vamos lá entao ver o filme!