23.1.12

Cartazes de guerra...e sonho...







E ontem a tarde foi dedicada à imagem…e decorreu lá para os lados de Belém.

Primeiro fui ver a exposição “A Arte da Guerra — Propaganda da II Guerra Mundial”. Debruça-se sobre os cartazes de propaganda utilizados em tempo de guerra. Muito interessante a forma como a mensagem era passada, pela quantidade sem precedentes em que foi produzida, mas acima de tudo pela forma de arte que ela assumiu, cumprindo com o objectivo de uma qualquer outra obra de arte: provocar emoções nas pessoas e mudar o mundo. Estes cartazes são particularmente emotivos e há para todos os gostos: sobre o inimigo (os japonês aparecem sempre com ar de demónio, com olhos em bico e os dentes-favolas muito grandes), sobre o racionamento de alimentos e outros bens, sobre o incentivo ao trabalho, etc…
Até achei que alguns podiam ser muito bem adaptados à actualidade. A exposição vai estar no Museu Bernardo – CCB até 8 Fevereiro. Recomendo!


Depois, fui ao Museu da Electricidade ver a Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que mobiliza consagrados ilustradores e novos criadores do  fabuloso mundo da literatura infantil ilustrada.
Ficou foi a doer-me a mão de tanto abrir as gavetas onde estavam as ilustrações ...

Sem comentários: