2.1.12

3 voltas ao Marquês em bicicleta


Não podia começar o ano, sem contar o meu último feito de 2011. Na última 6ºfeira do ano, passados não sei quantos anos a pensar nisso e sempre a arranjar desculpas, fui finalmente à Massa Crítica

Acho que já falei aqui nela, a Massa Crítica é um passeio auto-organizado e independente que acontece em diferentes cidades do mundo, ou seja,  é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves (bicicletas principalmente, patins, skates, trotinestes,...). Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00. Em Lisboa o local de encontro é no Marquês de Pombal. O trajecto e o ponto de chegada são normalmente decididos no início da própria Massa Crítica...no entanto, já é tradição o percurso iniciar sempre com 3 voltas ao Marquês de Pombal (é o delírio com os automobilistas a stressar em hora de ponta). Os participantes demonstram através deste encontro as vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte nas cidades e também alertam para as mudanças necessárias no espaço urbano para melhor acomodar os ciclistas.
Estava com medo de não aguentar mas é sempre um percurso urbano traçado para poder ser cumprido por qualquer condição física. A velocidade é sempre baixa, determinada pelo mais lento dos participantes. Habitualmente o passeio dura 1,5 ou 2 horas.
E foi assim que na 6a feira fiz quase 25kms em bicicleta (para mim é um feito extraordinário), embora a maioria tivesse sido no trajecto casa-Marquês e voltar, do que propriamente na Massa Crítica... mas adorei e acho que vou repetir para o próximo mês. Aconselho :)

Sem comentários: