12.2.13

Ter mundo...

Adoro escritores/blogguers e afins quando conseguem expressar as coisas que nos passam pela cabeça mas que, às vezes, não sabemos como comunicá-las.

"TER MUNDO
Ter mundo não é ter vivido no estrangeiro – sobretudo desprezando a cultura local e alimentando saudades de bacalhau. Ter mundo não é ter viajado muito – sobretudo para colocar alfinetes no mapa ou roubar toalhas do resort. Ter mundo não é falar línguas – sobretudo com uma imitação perfeita de um sotaque de classe ouvido numa série de TV, para grande risota dos nativos . Ter mundo não é ter um doutoramento – sobretudo sobre as enxadas dos camponeses do lago titicaca entre 1823 e 1888. Ter mundo não é defender uma grande causa, com grande desinteresse para com pessoas concretas. (...) Ter mundo não é estar a par das notícias – sobretudo se elas forem dominadas pela eleição de um papa, pela cara de tozé seguro, pela gravidez de uma pop star ou pelo juro da dívida. (...)

Tenho uma criança na minha vida que tem mais mundo quando diz “gosto de ti”, ao ver-me triste (ou alegre) do que todos os supostos mundanos que conheço. Ter mundo é apenas isto: conseguir, uma vez que seja (mas é melhor que seja muitas) pôr-se no lugar de um Outro. Aí começa a possibilidade do mundo. Sem isso fica-se desterrado na parvónia."


Ter mundo é pôr-se no lugar de um Outro... e infelizmente isto é tão raro...mas eu acho devia ser a essência da vida.
 
 

10.2.13

O milagre do vinagre...



Eu já sabia que o vinagre era bom como alternativa aos detergentes...mas não sabia que era tão bom. Andava a tentar limpar bolor das paredes com lixívia e esfregava e saía muito pouco. Uma amiga deu-me a dica de juntar, à lixívia, vinagre.... Só tenho a dizer que é espectacular, sai tudo quase sem esfregar. Onde é que eu tenho andando que não sabia uma coisa destas....

5.2.13

Dançar pelo fim da violência...



Este fim de semana foi intenso. Estive com 2 mulheres que foram vítimas de violência por parte dos seus companheiros. Contaram a sua história, o seu percurso, e deram a cara publicamente, de forma corajosa, para ajudarem outras mulheres e até para se ajudarem a elas próprias.

Uma é imigrante, não fala português, mal fala inglês mas conseguiu emocionar todas as mulheres da sala ao tentar relatar a sua história. Uma história muito dura que depois partilharei aqui. A outra ainda está a tentar ganhar coragem para partir o "ciclo perigoso" em que a sua vida entrou.

E por estas e outras milhares de histórias e de mulheres, no dia 14 de fevereiro vou participar no movimento global "ONE BILLION RISING". Em Lisboa, vamos dançar a música do movimento - "Break the Chain" (ver coreografia aqui), no Mercado de Fusão, no Martim Moniz, às 13h. Em Portugal vai acontecer também em Aljustrel, Viseu, Monte da Caparica e Lagoa, até agora.


Charlize Theron, Yoko Ono, Jessica Alba, Anne Hathaway, Donna Karan, Robert Redford, Jane Fonda e muitos outros já se juntaram ao movimento. Por isso não se inibem...e apareçam ;)

Evento no Facebook aqui