Muitas culturas, ao redor do mundo, têm tradições similares. Por exemplo, em muitas existe um dia especial para se visitarem as sepulturas dos familiares falecidos.
Os celtas costumavam comemorar o Dia de Ano Novo a 1 de Novembro. Para eles era o fim do Verão e das colheitas e o início do Inverno. Era nesta altura do ano que a população celta sofria mais mortes, por causa do tempo. Assim, os druidas acreditavam que a noite de 31 de Outubro era uma espécie de abertura da passagem entre a vida e a morte, em que se pensava que à noite os fantasmas do mundo da morte andavam à solta na Terra em busca de alimento. Essa noite era chamada de “Samhain”.
Alguns séculos mais tarde, a influência do Cristianismo espalhou-se pelas terras celtas e no início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro como "O Dia de Todos os Santos". No século X, a Igreja Católica dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos.
A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas que faleceram no ano que passou.
Em Portugal, no dia 1 de Novembro, mais no meio rural, as crianças costumavam andar de porta em porta a pedir o “Pão por Deus” e recebiam doces, bolinhos, frutos secos e dinheiro. No dia 2 de Novembro, as pessoas costumam ir aos cemitérios limpar as campas, colocar flores e velas e rezar pelos familiares falecidos.
Nos países anglo-saxónicos, como os EUA, comemora-se o Halloween, que se pensa que tenha como base as celebrações dos antigos povos pagãos, embora só tenha restado a alusão aos mortos. Na celebração actual do Halloween, as crianças mascaram-se de bruxas, vampiros, fantasmas e monstros, visitam as casas com a famosa frase “trick or treat” (doce ou travessura). Como tudo que é americano, esta tradição propagou-se por todo o mundo...no comments.
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de Novembro. As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis, dado que há relatos que os astecas e maias já praticavam este culto. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar os seus parentes. É festejada com comida, bolos, festa, música e os doces preferidos dos mortos. A UNESCO declarou esta festividade como Património da Humanidade.
Segundo a Wikipedia, há ainda o:
- Bom Odori, um feriado budista japonês em honra aos ancestrais mortos. Este festival tornou-se uma reunião familiar, na qual as pessoas dos grandes centros voltam às suas cidades de origem para visitar e limpar as sepulturas de seus ancestrais. - o Festival de Ching Ming é um festival tradicional chinês que acontece normalmente por volta de 5 de Abril. Juntamente com o Festival do Duplo Nove, é uma época em que os chineses cuidam dos túmulos de seus ancestrais. Além do que, pela tradição chinesa, o sétimo mês no calendário chinês é chamado de mês fantasma, no qual os fantasmas e espíritos saem do além para visitar a terra.
E claro deve haver ainda muito mais tradições por aí....
2 comentários:
Hoje fiz uma pequena homenagem aos "meus" mortos, quando acordei pensei neles todos um por um e agradeci o papel que tiveram na minha vida e o que me ensinaram.
Acho que acabei de criar uma tradição pessoal :)
(adorava assistir às celebrações do dia dos mortos no México, deve ser qualquer coisa incrível)
tinha muita coisa que eu não sabia e fiquei sabendo aqui e agora *-*
amei!
seguindo!
Participa do sorteio de um corselet que vamos sortear aqui no blog em parceria com a Sonhos Noivas! #TodasGrita
http://teentacao.blogspot.com
Bjo Flor!
Enviar um comentário