30.9.11
bandos de pardais à solta...
Com este calor de início de Outono, os pássaros do fundo migraram para Sul. Voltam na Primavera. Por agora fica um castanho outonal.
28.9.11
Gente manipuladora...
Se há coisa que me irrita é gente manipuladora simpática…com um sorriso, conseguem TUDO dos outros sem que eles se apercebam….urghhh… mas sempre com alguma fisgada.
É difícil dizer Não a pessoas simpáticas e demoramos algum tempo a verificar que estamos a cavar a nossa própria sepultura e ainda agradecemos.
(Recado a mim mesma: Krasiva Maria, fica de olho na tua colega-mor do novo gabinete)
26.9.11
Cinema ou teatro?
É impressão minha ou o cinema está cada vez mais caro? Com a desculpa dos HD's, dos 3D's...o preço vai inflaccionando...e já vai para aí nos 8€. Acho caro, até porque não acho piada a estas inovações!
Por 7€ (promoção dos Forretas), fui na 6ªfeira ao Teatro Estúdio Mário Viegas ver a peça "Elas Sou Eu". Monólogo cómico de um actor brasileiro, que faz o papel de várias mulheres.
Como experiência é muito mais giro ir ao teatro, com toda a mística que envolve, do que ir ao cinema num qualquer centro comercial. Ainda não tinha entrado e já me tinha fartado de rir com os outros espectadores, que também vão logo com um espírito diferente. O público foi recebido pelo Juvenal Garcês, director do teatro, que nos prepara logo o espírito para a comédia e nos faz sentir muito bem-recebidos e próximos. Estava um actor a trabalhar na bilheteira, o que me parece que a companhia devem ter poucas pessoas e muito por carolice. Não deve ser mesmo nada fácil, ainda por cima em tempos de crise, manter um teatro aberto. Por isso, animem-se e vão ao teatro...eu vou passar a ir mais. É só ir ficando atenta aos preços dos bilhetes e, às vezes, aparecem coisas muito acessíveis.
22.9.11
Usa o ter charme natural...
Há sempre duas formas diferentes de dizer o mesmo...Sempre a aprender com a Gisele Bundchen!
Dia Europeu Sem Carros invisível
Então hoje é o DIA EUROPEU SEM CARROS e ninguém me dizia nada. Eu ando de transportes públicos mas não vi qualquer alteração no trânsito. Lembro-me que quando este dia surgiu, fecharam meia Lisboa ao trânsito, era proibido ir para o centro de carro. Passados alguns anos, já nem se nota a comemoração deste dia. Está mal!...Toca a andar de transportes, de bicicleta ou a pé...se não costumam fazer, vai ser um dia diferente. Inspirem-se :)
21.9.11
Um pouco de Natureza...
20.9.11
Voltei...em modo de ano lectivo
Voltei dos Açores, foi uma semana cansativa mas ainda deu para conhecer um pouco de S.Miguel (depois conto).
Qual novo ano lectivo, vou mudar de gabinete, ainda não sei o que vou fazer, mas pelo menos mudo de ares e livro-me da minha chefe...que era uma coisa que queria há algum tempo. No entanto, soa-me que não vou mudar para melhor...vamos ver...pelo menos é algo novo, sempre dá algum alento. Se há coisa que me desmotiva é estar sempre a fazer o mesmo.
Por isso, novidades para breve.
12.9.11
9.9.11
Falta de sorte...
Tenho um conhecido, ucraniano, que teve um AVC. Tratou-se do reagrupamento familiar para a mulher vir da Ucrânia para cuidar dele. A senhora chegou cá e rebentou-lhe uma veia no cérebro...agora é ela que está internada. Ainda por cima o visto de 3 meses tem ser transformado numa autorização de residência, e enquanto SEF trata do processo ela não tem direito à segurança social do marido...assim, a conta do hospital cresce diariamente entre exames, internamento e futura operação... enfim...vamos ver se encontramos uma solução humana para isto. Mas que há gente sem sorte, há!
8.9.11
AS SERVIÇAIS
Se há temática que me toca e enfurece é o mundo do emprego doméstico. Não, nunca fui empregada doméstica mas de há uns anos para cá contactei com muitas e as situações que me foram contando (exploração, não cumprimento de direitos, demasiadas horas de trabalho não pago, acusações de roubo, humilhações, abuso sexual,…) foram despoletando em mim uma certa revolta…e daí o projecto social em que estou envolvida com empregadas domésticas imigrantes.
Devorei esta semana o livro “As serviçais” (“Help” em inglês) e adorei. Passa-se nos EUA, nos anos 60, e centra-se na história, principalmente, de 3 mulheres.
Skeeter é branca, quer ser escritora mas quando acaba o curso volta para a terra-natal, onde a mãe e as amigas só pensam em casá-la. Começa a sentir-se incomodada com a naturalidade com que a discriminação é encarada e com o modo como o seu círculo de “amizades” trata as empregadas.
Aibileen é uma criada negra, que foi ama de dezassete crianças, educando-as quando os pais não lhes ligavam. No entanto, quando o filho morre nada volta a ser como antes. Minny, também criada e a melhor amiga de Aibileen, é conhecida como a empregada mais respondona da zona e começa a ganhar má fama entre as patroas. Hilly, a senhora branca líder da comunidade faz-lhe a vida negra.
Cansadas das humilhações (coisas como casas-de-banho separadas porque negros pegam doenças aos brancos), acusações e exploração, estas três personagens juntam-se para escreverem um livro anónimo onde contam todas estas histórias sobre as patroas, o bom e o mau.
Num tempo em que as pessoas de cor eram consideradas inferiores em todos os aspectos, não podiam frequentar os mesmos sítios dos brancos, este livro falar sobre discriminação racial, de classe e género mas também de amizade, amor e força para tentar mudar o que está mal.
Aconselho o livro mas também o filme, que estreará em Portugal em Outubro.
7.9.11
Açores...transportes...
Queria agradecer a todas as dicas...acho que vão mesmo ser muito úteis, principalmente porque não tenho muito tempo.
Tenho só mais uma questão: como é a ilha em termos de transportes? Há transportes públicos? É mais fácil alugar uma mota ou um carro?
Obrigada :)
5.9.11
Quem conhece S.Miguel, Açores?
Para a semana vou aos Açores a trabalho, para uma conferência internacional na minha área. No entanto também vou ter um tempinho para conhecer a Ilha de S.Miguel (às outras acho que não dá para ir).
Queria planear um bocadinho a viagem por isso preciso da vossa ajuda. Preciso de dicas, sítios a ir, locais que não posso perder e coisas que normalmente não aparecem nos guias mas que vocês conhecem e recomendam....
Fico a aguardar as vossas sugestões :)
2.9.11
100 anos de moda...
100 anos de moda em East London em 100 segundos...uma excelente retrospectiva em menos de 2 minutos.
1.9.11
Intuição..
Krasiva Maria, tens de dar mais atenção à tua intuição.
Pensei que uma coisa ia acontecer...e depois mais tarde descobri que quando pensei essa situação, ela estava literalmente a acontecer... hummm...
Se calhar ando a ler demasiado a Isabel Allende e essas coisas de 6ºsentidos andam-me a afectar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)