24.8.11
Realismo mágico...
Durante uns tempos tive um bocado paranóia com a Isabel Allende, isso nota-se nas minhas prateleiras em que há uma data de livros dela. Depois houve uns tempos que cansei e desliguei. Entretanto estas férias precisava de um livro magrinho para levar na mochila e peguei n' "O meu país inventado". Como a minha memória é péssima, passado uns anos posso reler um livro que é quase como se fosse a primeira vez.
Li num ápice.O Chile já faz parte do meu imaginário há algum tempo...mas agora com a descrição de mitos, estereótipos e características dos chilenos ainda aumentou mais. Os chilenos parecem portugueses, pelo modo como a autora os descreve...ou então somos realmente todos parecidos em todo o mundo. Irei fazer um post posterior com alguma das pérolas para perceberem o que digo.
Isto tudo para dizer que voltou o meu interesse por este realismo mágico literário sul-americano.
Um dia, quando fizer a minha viagem de sonho à América Latina, acho que o roteiro vai ser pelos locais mencionados na literatura que me vem acompanhando. Tenho de ir obrigatoriamente ao Chile de Isabel Allende e Pablo Neruda, à Colômbia do Gabriel Garcia Marquez, ao Peru de Mario Vargas Llosa e ao México de Frida Khalo (não é escritora mas também construiu um pedacinho do meu imaginário).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Ando com um voucher na carteira há imenso tempo e não sei que autor hei-de escolher. É uma ideia...
É engraçado que também gosto dos mesmos autores:) Mais do Gabriel Garcia Marquez que dos restantes, mas ainda assim também adorava conehcer esses países:)
Bjs
Querida Krasiva, que óptima ideia de um roteiro de escritores pela América Latina, tal como se faz aqui no Norte com Eça de Queiroz ou Camilo Castelo Branco. :)
Enviar um comentário