Junta médica surreal...


Estou de baixa há um mês porque grávidissima e sobrecarregada no trabalho não é uma boa combinação. Gravidez não é doença mas quando a ansiedade com os problemas do trabalho não nos deixam dormir a pensar como havemos de resolvê-los, nos provocam anemia, falta de ar e cansaço extremo é porque algo não está bem. Assim, a médica, mesmo sem eu pedir, olhou para a minha cara e achou que estava na altura de me enviar para casa para descansar.




Na 6ª feira, recebi uma carta para me apresentar na 4ªfeira na inspecção médica, com a identificação, relatório médico e exames. Comecei logo a stressar porque a médica não me deu nenhum relatório. Fui ao centro de saúde para ver se ela mo passava, reclamou e apenas escreveu : motivo de baixa - está de 39 semanas e tem um trabalho muito stressante.

Pensei, está a gozar comigo. Não escreve os sintomas, nem explica nada?!!!  Achei logo que os inspectores iam implicar... sempre achei que inspecção que é inspecção implica com tudo.

Mas não... no dia em questão, entrei na sala e as 2 inspectoras começaram logo a rir ao verem-me entrar, a segurar a barriga de 39 semanas e 2  dias. Super bem dispostas... perguntaram-me se ia ter o bebé ali. Perguntaram-me o que fazia, a razão da baixa, gozaram mais um bocadinho comigo e mandaram-me ir à vida.  Nem viram  relatório, nem análises, nem nada. Não estive mais de 5 minutos.

Sei que os inspetores não sabem antecipadamente qual o motivo das baixas, que deve ser para garantir a confidencialidade entre médico e paciente mas se calhar deviam mudar um pouco o sistema... é que antes de mim entrou uma miúda que parecia saida da quimioterapia para ali.

É bom haver fiscalizações  porque nunca percebi como é que algumas pessoas arranjam baixas sem estarem doentes... mas se calhar não sabia necessidade de chamarem certo tipo de doentes...mas é só uma ideia.


Comentários

Ana disse…
Às vezes mandam trabalhar quem está doente e declaram doente quem está bem. Tiveste sorte, mas também com uma barriga enorme não havia margem para dúvidas, imagino a cara deles quando entraste:)!!
Descansa muito:)
beijinhos
mmm´s disse…
No seu estado parece evidente a decisão, mesmo sem provas medidas. Há lá maior prova de necessidade de descanso que uma barriga proeminente... Numa mulher!

Mensagens populares deste blogue

E viva o 25 de Abril...

"Pessoas com vidas interessantes não têm fricote"

Calendário islâmico...