4.10.10

Enxoval...essa linda palavra


No tempo de Erasmus, quando estava em Barcelona (2004), uma colega venezuelana quando descobriu que eu era portuguesa, saiu-se com esta:
A: As miúdas portuguesas começam a preparar o casamento aos 14 anos, não é?
K: WHAT? Nem aos 14 nem aos 25. Onde foste buscar tal ideia?
A: As portuguesas que conheço lá na Venezuela têm uma arca onde vão juntando coisas para o casamento: lençóis, toalhas, tachos, …
K: hummm… pois (tive de dar o braço a torcer). Mas não são as miúdas que pensam casar com essa idade, as tias velhas e avós é que achavam que era como no tempo delas que tinham de começar cedo a preparar essas coisas…mas agora já não é assim.

Lembrei-me agora desta conversa porque eu sou da terrinha e tenho algum ENXOVAL, que as minhas avós e tias insistiam em comprar apesar dos meus protestos, e este fim-de-semana tive a ver o que tinha realmente, o que se aproveitava e o que faria falta para levar para a nova casa.

Houve prendas inteligentes e úteis (trem de cozinha XPTO, alguns jogos de banho e lençóis, e pouco mais), e outras que não sei para que servirão (panos de tabuleiro, naperons, micro-toalhas, …). Há coisas que têm para aí 15 anos, que são feias e demodés… soa-me que muitas coisas ficarão onde estão…em casa dos meus pais. Depois há coisas com imenso valor que nunca irei usar, ex: toalhas e outras coisas bordadas por familiares, mas que irei guardar.  E tenho ainda para aí 50 panos de cozinha…não sei quem tinha esta obsessão por me oferecer panos de cozinha, mas está bem. 

Se me quiserem fazer enxoval agora é que agradecia... com coisas contemporâneas, ok?

PS- Vamos lá repôr a verdade, não eram as avós, era mais uma avó, porque a outra era inteligente e ouvia realmente o que eu dizia e dava-me era dinheiro para eu comprar o que quisesse . Grande avó!)

8 comentários:

Anónimo disse...

XD

Também me aconteceu mais ou menos o mesmo. Mas até calhou bem porque à hora de vir para Barcelona não tive que comprar nada.

E tinha muito por onde escolher. Imagina que só de panos de cozinha tinha quase 130!!!
A minha familia só me sabia dar essas coisas e eu nem queria porque achava que nao servia para nada.

Depois no final até soube bem nao ter que gastar $$ nessas coisas.

Bjs

Julie disse...

Afinal não era só a minha avó e as minhas tias... :D
Também temnho tanta coisa lá em casa dos meus pais que duvido que algum dia lhe dê uso.

Eu tinha uma avó que também me dava em dinheiro, mas todos os anos no dia do meu aniversário dizia: "Daqui a dias é o Natal, avó dá no Natal."
Eu ainda faltam 2 meses.

Ana disse...

Olá!
A minha avó é que me foi comprando algumas coisas que me deram bastante jeito quando vim morar aqui para a terrinha mas nunca me falou em casamento. Quando mudei ela veio logo dizer-me que eu podia usar tudo e, tirando algumas coisas mais feias, deu-me tudo muito jeitinho! Principalmente roupas de cama e coisas para a cozinha.
Beijinhos

MAG disse...

Com os panos de cozinha aconteceu-me o mesmo! E com tapetes também. A avó do meu namorado, quando fomos morar juntos, enviou lá para casa uns 20 tapetes e não sei quantas toalhas de cozinha bordadas. Lençois e toalhas de banho também nunca mais vou ter de comprar.

Mas só me deram isso na altura em que me mudei ;)

Os meus pais e avós foram mais contidos e presentearam-me com dinheiro.(mas disseram-me em que é que eu tinha de o gastar, género frigo, máquina de lavar roupa, etc)

Bjs

Joana disse...

lol! dessa "coisa" eu escapei-me! :)

Deriva disse...

Melisand: eu achava que 50 era muito...130 é fantástico

JS: a melhor coisa do mundo... as avós

Ana; há coisas que dão mm jeito...já tinha tirado lençóis e toalhas

Mag: os meus também fazem isso... minha tia deu microondas p.ex, só não vou é casar...se calhar este ano não vou ter muita sorte

Ju: lol... não podia calhar a todas, para justificar o que disse à venezuelana...que agora já não se usa.

bjs a todas

Fátima Santos disse...

Ainda tentaram com que eu ficasse com enxuval, nem era a minha mãe, era uma tia minha que bordava e me oferica as peças. Entretanto a minha mãe ficou com isso para uso lá de casa. bjs

algodão doce para duas disse...

Nem me faças pensar no meu enxoval xD Giro foi descobrir que eu e a Hanna temos coisas (horríveis!) iguais LOOL

Anna*