15.9.10

O véu e a liberdade...




França torna-se primeiro país europeu a proibir véu integral muçulmano
O Sarkosy e afins começam-me a irritar. Agora uma pessoa não pode usar vestido o que bem entender e lhe apetecer. Também vão proibir os católicos de andarem de crucifixo ao pescoço?... dos sikhs andarem de turbante?
E se as mulheres não forem obrigadas e andarem com véu integral por opção? E se por acaso não se sentirem bem por andarem sem véu?
Não digo que não me faça impressão a burka (que tapa o rosto todo) e a niqab (que deixa só ver os olhos) mas acho que o Estado não tem de intervir nessa matéria.
A ministra da Justiça, Michèle Alliot-Marie, que apresentou o projecto de lei disse: “O véu integral dissolve a identidade de uma pessoa na de uma comunidade. Põe em causa o modelo de integração francês, fundado nos valores da nossa sociedade”.
Já ouviram falar em interculturalidade? Nem toda a gente tem de ter os mesmos valores e princípios.

5 comentários:

MAG disse...

País de malucos. Obrigaram a Google a bloquear certos sites a IPs Franceses devido à compra de suáticas. Em França é proíbido comprar, ou ter suásticas. País de gente doida. Bjs

Zlati disse...

Parei aqui por acaso e gostei:)

p.s. Sabes o que significa o nome do teu blog, krasiva? Eu traduzo, se quiseres ahaha:) Voltarei!

Deriva disse...

Eu sei...obrigada :) É russo - красивый - e quer dizer linda... que eu não faço por menos...lol... mas a nível fonético pareceu-me bem.

Anónimo disse...

Pois, mais uma medida controversa do governo francês. Mas se é verdade que há mulheres que não conseguem andar sem véu pois são padrões culturais e religiosos muito enraizados, há outras(mais novas, que cresceram tendo contacto com os padrões de vida ocidental) que tudo o que querem é livrar-se daquilo. Por isso esta medida tem as duas faces da moeda...

Julie disse...

Também não concordo com esta medida. Entãom estamos ou não estamos nuam sociedade que idealiza a liberdade de expressão,culturas, pessoas, direitos e afins...?!
Não faz sentido esta (e outras) proibição.