12.9.10

7 Ex-Maravilhas Naturais de Portugal



A par das 7 Maravilhas Naturais de Portugal foram anunciadas ontem as 7 Ex- Maravilhas Naturais de Portugal.  Um grupo de cidadãos lançou esta iniciativa que alerta para sítios que já foram maravilhas, mas que, por causa da acção do homem, deixaram de o ser, pretendendo alertar para a degradação do património natural do nosso país.

No top 3 estão:
1. Rio Sabor
2. Praia dos cavacos
3. Rio Tua
Destaco  aqui principalmente o Rio Sabor (1.º classificado) e a Linha do Tua (3.º) que têm em comum estarem ameaçados pela construção de barragens. Há neste país qualquer coisa como 165 barragens e estão projectadas mais 12, onde se incluem as que vão destruir estes 2 rios e a linha ferroviária histórica do Vale do Tua. Quase já não há rios vivos selvagens em Portugal, está tudo transformado em "espelhos de água". Só à pouco tempo é que me apercebi desta realidade, e tal como eu, as pessoas ainda não deram conta.

Devíamos salvar os rios que restam no país.
Ficam os videos de documentários realizados sobre estas 2 ex-maravilhas naturais de Portugal:




A Barragem do Foz do Tua vai submergir a linha ferroviária do Tua, que para além de ter muito potencial turístico faz falta às populações que ainda hoje a usam. São as duas ex-maravilhas em Trás-os-Montes que, mais uma vez, acaba por ser o "interior ostracizado". Não, não vai trazer desenvolvimento, vai criar um número muito limitado de empregos, e causar ainda mais a desertificação.  Mais uma vez a política e as grandes empresas (Ex: EDP) sugam os recursos locais.



Ver as outras ex-maravilhas em: http://7exmaravilhas.net/


PS- o ano passado no meu aniversário fui fazer rafting para o rio Tua, é absolutamente lindo... acabei por criar uma ligação mais emocional aos rios... há quem lhe chame FLUVIOFELICIDADE.

1 comentário:

Anuska disse...

Os rios proporcionam-nos paisagens fantásticas :-)