9.9.10

Todo o ponto de vista é a vista de um ponto

"Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo o ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são os seus olhos e qual a sua visão do mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o anima. Isto faz da compreensão sempre uma interpretação.
Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita."
de Leonardo Boff, A águia e a galinha. Uma metáfora da condição humana


Este texto é mesmo, mas mesmo, muito bom. É uma metáfora para a vida. Podia aqui desenvolver a interpretação deste excerto, esmiuçá-lo como merece...mas vou deixá-lo assim ...para o poderem saborear na sua plenitude.

1 comentário:

Fatinha disse...

Muito bom! valeu passar por aqui, tu tens um belissimo blog. Parabéns! bjs