26.10.11

Feliz Diwali


Diwali é uma celebração de cinco dias que ocorre no décimo quinto dia do mês hindu de Kartika (em outubro / novembro no calendário gregoriano). O quarto dia de Diwali é o Ano Novo Hindu (o novo ano será o 2068), que este ano ocorre a 27 de Outubro.

O Diwali é conhecido como o "festival das luzes" porque as casas, lojas e locais públicos estão decorados com pequenas lamparinas de grés chamadas diyas. Estas lamparinas, que são tradicionalmente alimentadas por óleo de mostarda, são colocadas em linha em janelas, portas e edifícios. Estas luzes são acesas para ajudar a deusa Lakshmi a encontrar o caminho para a casas das pessoas, já que os hindus acreditam que quando ela chega traz riqueza e prosperidade.

No Ano Novo Hindu compram-se e trocam-se presentes.
Tradicionalmente os presentes mais comuns eram doces e frutas secas embora, actualmente, já se troquem outro tipo de presentes. O Diwali também é tradicionalmente um tempo para redecorar casas e comprar roupas novas.

O festival celebra a vitória do bem sobre mal, do conhecimento sobre a ignorância, sendo uma reafirmação de esperança, um compromisso renovado com a amizade e a boa vontade.

2 comentários:

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Hoje já aprendi alguma coisa. Feliz Diwali para ti tb. Eheh!

MAG disse...

Contigo é sempre a aprender:)) Bjs