9.10.11

Aprendi tanto, ensinei tão pouco...



Ontem, pela primeira vez na vida, dei formação. Foi no âmbito do projecto de capacitação de empregadas domésticas imigrantes em que participo. Foi muito gratificante. Vim com a sensação que aprendi muito mais do que ensinei. Aprendi com as outras formadoras, que eram empregadas domésticas, que nos ensinaram truques de limpeza e arrumação (aquilo foi tão profissional que fiquei com a sensação que se calhar tenho de me esmerar mais cá em casa), aprendi com a formadora que era jurista (sabiam que não se chama assédio sexual mas coacção sexual, que dá cadeia de 1 a 3 anos e que tem sempre de ser a própria a fazer queixa, ao contrário do que acontece com a violência doméstica que pode ser qualquer pessoa?),  aprendi com as formandas e as suas experiências de vida e saberes (apetece-me ir escrever um livro ou um blogue só com as suas histórias).
Hoje sinto-me realizada!

3 comentários:

Unknown disse...

deve ter sido uma experiência e tanto ... que booom **

Joana disse...

nada como nos sentirmos verdadeiramente realizadas!

estrela disse...

isso é muito bom a pessoa sentir-se util!

tenho um selo para ti no meu refugio!