28.7.11

Recordar é viver...





Hoje estive a falar com uma amiga da faculdade e deu-nos umas saudades dos tempos que tirámos a licenciatura no ISCTE.

Claro que cada um acha que a sua universidade é especial e única porque foi lá que viveu momentos inesquecíveis…mas o ISCTE é mesmo especial….lol.

Em que universidade lisboeta há uma diversidade cultural-social tão grande? Como as outras estão divididas em faculdades, as tribos em cada uma ficam mais uniformes. No ISCTE não, é tudo ao molhe, há os freaks-dreads-hippies de Antropologia e Sociologia, há os betos de Gestão e Economia, há os jeitosos-criativos de Arquitectura, há os geeks e nerds de Informática… e claro, que há a imensa população que não se encaixa em nenhum destes meus estereótipos.

No entanto, sempre achei que os Iscterianos tinham todos em comum um certo gosto pela liberdade e pela descontracção, tudo muito boa onda…Onde mais houve uma planta de cannabis no pátio? E as festas? As festas do ISCTE eram as melhores naquele tempo.

Fiz lá a licenciatura, frequentei uma pós-graduação que acabei por desistir (não sei onde tinha a cabeça quando me fui inscrever em estatística), foi onde frequentei posteriormente aulas de russo…(depois traí o ISCTE e fui para a FCSH fazer a pós-graduação/mestrado em Migrações). Foi no ISCTE que encontrei as minhas amigas para a vida, que ganhei espírito crítico, que comecei a acreditar que se lutarmos até conseguimos mudar um bocadinho o sistema, e tantas outras coisas que aprendi…se formos a ver bem, as teorias sociológicas e afins foi o menos importante.

2 comentários:

Agridoce disse...

Eu só estou há um ano no ISCTE e até lhe acho piada, na sua forma estranha de ser... :)

M. disse...

Eu andei na FCSH e no tempo em que eu lá andei também havia um pé de cannabis no pátio (junto à entrada, onde ficava o segurança). :D

Agora estou no Mestrado no ISCSP e é um mundo totalmente diferente...

A determinada altura, antes de ingressar no Mestrado, ainda ponderei a mesma Pós-Graduação que tu, na FCSH.

Coincidências ou não... Sinto-me identificada contigo neste post e no de baixo, pela introversão.

;)

Beijinhos.