13.7.11

A Lacuna...


 A LACUNA de Barbara Kingsolver

Comprei este livro por acaso. Apetecia-me um livro novo, parei numa papelaria do aeroporto, a caminho de casa, e voilá….este chamou por mim.

A personagem principal – Harrison Sheperd (ou Insólito) – é filho de pai norte-americano e mãe mexicana e meio desnaturada, nasceu nos Estados Unidos mas muda-se com a mãe para o México quandop esta foge com um diplomata. Em adolescente começa a trabalhar em casa de Diego Rivera e Frida Kahlo (acho que foi este pormenor que me fez comprar o livro, gosto muito dela). Trabalhou primeiro como cozinheiro, depois como secretário mas ambicionava ser escritor, o qual se torna mais tarde, de volta aos EUA. O jovem regista as suas experiências e vivências na casa Rivera em pequenos cadernos, esta rica em peripécias, não só pelo temperamento do casal mas também ela visita e permanência de Trotsky, que fugido da Rússia encontrou exílio no México.  

Quando Trotsky é assassinado, vai viver para os EUA, vivendo aí na época da 2ª Guerra Mundial e do período da Guerra Fria. Nessa altura começa a ter sucesso como escritor mas é um periodo negro na história do EUA, com uma verdadeira caça à bruxas a quem tiver a mínima ligação com o comunismo e mesmo quem não tiver.

Estou a gostar muito deste romance, que fala muito da questão da identidade, da ligação ao passado e de como a História pode alterar o percurso de cada pessoa. Parece que ganhou o Orange Prize for Fiction em 2010…eu, pelo menos, recomendo.

1 comentário:

Calos disse...

Também ADORO a Frida e vejo q ela está logo na capa. Vou procurar este livro. Tenho todos os livros que de uma ou outra forma fazem referencia a ela.
Bjs
Obrigada pela informação.