29.3.13

Tempo de renovação...


Muitas práticas pagãs foram sendo assimiladas pelo cristianismo e por outras religiões, que acabaram por adaptar muitas das celebrações anteriores. 






Nesta altura comemora-se a chegada da Primavera celebrada pelos antigos povos pagãos da Europa, através da veneração à deusa da primavera – Eostre (Ostera), representada pela figura de uma mulher que observa um coelho e segura um ovo nas mãos, todos elementos simbólicos do ideal de fertilidade e de renovação.



Para os judeus, antes mesmo do nascimento de Jesus, a páscoa - Pessach - já era celebrada e tinha outro sentido: o de liberdade e de passagem após anos de escravidão no Egito, quando Deus enviou dez pragas sobre o povo do Egito e depois de todas elas o faraó libertou os escravos - judeus. 




Os cristãos católicos, na Páscoa, celebram a ressurreição de Jesus, depois da sua morte três dias antes por crucificação. Este é um momento crucial para esta religião e teria ocorrido nesta época do ano (celebra-se no primeiro domingo após a primeira lua cheia a partir do inicio da primavera).



Também nesta altura, o hinduísmo celebra o Holi ou Festival das Cores, que é um festival que se realiza na Índia e que comemora a chegada da Primavera. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras. Esta brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos.

Em qualquer uma destas 4 filosofias celebra-se a passagem, a mudança, a renovação

5 comentários:

R disse...

Olá Krasiva passei para agradecer ter passado pela Mansarda e para desejar uma Páscoa feliz.

Turista disse...

Querida Krasiva, gostei de ler esta tua resenha sobre a Páscoa e achegada da Primavera.
Beijinhos grandes e boa Páscoa. :)

Wise Up disse...

Gostei da partilha. Acho sempre interessante como as várias culturas e religiões se inter-ligam e como, no fundo, somos todos humanos que aspiram a coisas semelhantes :)

eu disse...

Wow não conhecia esses factos... Gostei de os saber... :)

Bjxxx

Ana disse...

Muito boa descrição, este ano está tudo em stand by por causa da chuva, até os animais devem estar todos recolhidos nas tocas à espera que isto passe!
uma boa páscoa para ti:)
beijinhos