22.2.12

Tenho 26 escravos a trabalhar para mim...

(não sei se já falei nisto, sou preguiçosa e não me apetece procurar, 
mas é um tema que nunca é demais relembrar)

Vivemos num mundo globalizado, onde ainda vigoram sistemas de escravatura moderna e trabalho forçado. O pior é que nem damos conta...  
Em que medida é que cada um de nós contribui para a persistência da escravatura no mundo (existem mais de 27 milhões de escravos)?
Existe um site onde podemos calcular a nossa "Pegada Esclavagista" a partir dos nossos hábitos de consumo (o que comemos, a roupa que temos, a casa onde vivemos, ...) que são analisados à lupa e o resultado é surpreendente. 

TENHO 26 ESCRAVOS...26...26... por esse mundo fora a trabalhar para mim
my god... vou ali esconder-me

Isto não é para deixar radicalmente de comprar coisas ou viver com um sentimento de culpa, mas convém pensar um bocado em como o nosso papel de consumidores afecta a vida das outras pessoas e os seus direitos. Há que ser consciente, investigar e fazer compras mais éticas.
 

1 comentário:

Ana disse...

meu deus, que horror, tenho que investigar... não compro os produtos testados em animais.
beijos