18.1.12

Manifesto sobre as Bibliotecas Públicas...

"Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas 

A liberdade, a prosperidade e o progresso da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse das informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos e ter um papel activo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação. 
A biblioteca pública-porta de acesso local ao conhecimento -fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais. 
Este Manifesto proclama a confiança que a UNESCO deposita na Biblioteca Pública, enquanto força viva para a educação, cultura e informação, e como agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual através do pensamento dos homens e mulheres. Assim, a UNESCO encoraja as autoridades nacionais e locais a apoiar activamente e a comprometerem-se no desenvolvimento das bibliotecas públicas. "



Hoje fui fazer o cartão das redes de bibliotecas municipais de Lisboa...Agora é que vai ser ler livrinhos, sem gastar um tostão. Dando uma volta rápida nas estantes já deu para perceber que vou ler livros que nunca compraria, abrindo assim o leque de géneros...
Gosto mesmo de serviços públicos de qualidade. Vou ficar amiga da bibliotecária. ;)



PS - agora veio-me à cabeça as carrinhas da Gulbenkian que iam à terrinha duas vezes por mês quando eu era criança...um dia faço um post sobre isso...
 

5 comentários:

Anabela Conceição disse...

Eu adoro ir à Biblioteca. E de facto poupa-se imenso dinheiro, apesar de haver livros que gosto de comprar.
Bjs e boas leituras

Ana disse...

quando me mudei para aqui das primeiras coisas que fiz foi mesmo o cartão da biblioteca.
beijinhos

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Nem me fales em livros, que eu desde outubro que tenho o mesmo livro na mesa de cabeceira. Ando tão preguiçosa, uma vergonha.
Obrigada por me teres falado no tal concurso de fotografia, já participei.
Beijocas

J. disse...

deste lado, é uma bibliotecaria que sorri! :)

Estreliña disse...

Fico contente pela tua atitude! :)
Venham mais mentes dessas...
Eu sou uma bibliotecária continuamente à espera das enchentes nas bibliotecas.