Casas de escritores...de Saramago a Pessoa

Na ultima semana tive um dia de folga e aproveitei para passear por Lisboa, algo que já não fazia há muito tempo.

Andei pela Graça, Alfama, e fiz uma paragem estratégica na Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos, que tinha vontade de conhecer há muito tempo.

E a visita não desiludiu, está excelente. Conseguimos perceber todo o percurso de José Saramago, de serralheiro mecânico a escritor. Podem espreitar  a autobiografia. Há um destaque a todos os seus livros, o contexto de onde surgiram, o que Saramago disse sobre ele. Há fotos, vídeos, objectos pessoais, várias agendas do escritor. Deu-me imensa vontade de ler mais livros de Saramago. É sem dúvida um dos meus autores preferidos.
Mais informações aqui


O bilhete custa 3€ e, como têm uma parceria com a Casa Fernando Pessoa, se visitarmos esta última no prazo de 10 dias, o bilhete só custará 1€.

Eu aproveitei. À tarde resolvi ir à Casa do Fernando Pessoa, até porque queria passear por Campo de Ourique. No entanto, esta Casa foi a desilução total. Muita pouca informação, quem não conheça Fernando Pessoa fica a saber basicamente o mesmo. Há o quarto onde viveu, que é o que acaba por ser mais interessante, e depois são basicamente computadores com informação...que poderias aceder na net. Havia uma exposição temporária sobre a Revista Orpheu que dominava a casa, mas nada de realmente interessante. Tanta coisa que podia ser feita, explorar os heterónimos, explorar a obra (havia sempre o mesmo poema pela casa toda...apenas 1 quando tinha milhares), o interesse por astrologia,...nada. Pareceu-me que só vale a pena visitar a casa com uma visita guiada.
Mais informações aqui



Comentários

Catarina H. disse…
Gosto muitos dos livros de Saramago e gostaria de fazer essa visita. Não é muito caro, se é assim tão interessante.
Já Fernando Pessoa, não é a minha praia.
Às vezes esquecemo-nos de visitar os locais onde vivemos e perdemos oportunidades de ver com outros olhos o que nos parece tão familiar. Consegue-se ter boas surpresas!
Beijinhos e bom fim de semana!
MAG disse…
Parece ter sido um passeio em cheio! Obrigada pelas sugestões ;)
Marta Moura disse…
Um passeio literário, que maravilha!
Analog Girl disse…
Tenho de ir à Fundação Saramago, quero tanto! :)
Deixaste-me ainda mais vontade!

Mensagens populares deste blogue

E viva o 25 de Abril...

"Pessoas com vidas interessantes não têm fricote"

Calendário islâmico...