24.6.11

Dia 4...Essaouira

No dia seguinte, para irmos um pouco mais longe, resolvemos alugar um carro - 35 €. Entregaram-nos o carro todo sujo por fora...uma maravilha... vindo não sei de onde.
 Resolvemos ir a Essaouira, cidade costeira, em tons azul e branco...muito mais calma que Marraquexe.

a caminho de Essaouira


Pelo caminho, encontrámos uma espécie de cabras que trepam às argânias (árvores parecidas com as oliveiras).  Parei para tirar foto e logo apareceu o pastor (não o tinha visto) com uma cabra para fazermos festinhas. Elas comem a bolota e cospem o caroço que são depois utilizados para fazer óleo de argânia usado em cosméticos e na culinária.


Em Essaouira anda-se à vontade no souk, ninguém te  incomoda, tem um ambiente boa onda, talvez também pelos hippies e windsurfistas que escolhem a zona para fazer desporto, devido aos ventos que sopram por aqueles lados.

Tem praia, um porto com lota onde vemos o peixe a chegar, que é também logo cozinhado numas barraquinhas a alguns metros. As casas têm portas lindas, pena as fotos terem ficado cheias de sobras por causa do sol... O conjunto histórico da cidade (as muralhas, os baluartes) estão classificados como património mundial, ainda com vestígios da presença portuguesa

Posteriormente fomos a SAfi, uma cidade mais indutrial. Acho que tinha uma capela portuguesa mas não a cheguei a encontrar porque já chegámos ao fim do dia. Não gostei propriamente da cidade mas também não deu para ver muito. Deu, no entanto, para perceber as diferenças entre cidades...aqui as mulheres não usam tanto o véu...parecem mais ocidentalizadas. Só andámos pelo mercado e jantámos nas barracas...a famosa sopa - harira - que comemos quase todos os dias...e cachorro-quente de "carneiro" ao algo do genero. Como costume...os nossos intestinos deram de sim...nao lá...mas apenas depois cá.


Porto de Essaouira














Praia algures entre Essaouira e Safi...paraíso dos windsurfistas

PS- poucas fotos porque o Blogger está a passar-se e não me deixa carregá-las

1 comentário:

Ana Sousa disse...

A foto das cabras está qualquer coisa. :) Boa continuação de viagem. **