22.2.11

Ser europeia...



Sentem-se europeus/europeias…ou seja, com uma identidade europeia, ou nem por isso?
Estive a ler um artigo sobre o assunto e fiquei curiosa... Gostava de saber a vossa opinião.

7 comentários:

Joana disse...

em alguns aspectos, mais a proposito da universidade, sinto. mas no dia-a-dia ou assistindo ao telejornal, nem por isso!

Ana disse...

Somos europeus para umas coisas e não europeus para outras. Comparam muita coisa entre os países europeus mas a verdade é que há fossos enormes entre certos paises, nomeadamente na qualidade de vida.
Beijinhos

Sabi disse...

Eu sinto-me mais europeia do que apenas portuguesa... Também ajuda ter duas nacionalidades e, no fundo, nunca me ter sentido de um país só, mas à medida que fui crescendo, fui-me apercebendo das semelhanças entre maneiras de estar e, principalmente, valores que todos os europeus, melhor dizendo, europa ocidental, partilham... No entanto, sinto que muitos desses valores ainda não são partilhados por muitos portugueses, nomeadamente o valor da responsabilidade, da liberdade (a todos os níveis) e da verdadeira democracia...

Unknown disse...

nem por isso ... (acho eu)

teardrop disse...

Infelizmente não me consigo sentir europeia :(

Paulo Vicente disse...

Não, e não acho que exista uma identidade Europeia, a não ser que chamem identidade à sensação de estar a sustentar inúteis em Bruxelas.

Desde que começou a crise vejo sempre todos a falar no que o governo Alemão ou o Francês vão fazer, no fim de contas o Durão Barroso e companhia comem o dinheiro dos Europeus e não decidem nada.

Ana Sousa disse...

Nem por isso, assim como não me sinto "portuguesa". Na realidade o que é isso significa? Ser "português", "europeu" ou "global"?