23.2.11

Ser europeia II


Ainda apenas uma minoria se sente europeia...diz o artigo que li e confirma a amostra do último post.
Eu, particularmente, sinto-me europeia em ocasiões específicas: 1) quando vou viajar e não preciso passaporte nem trocar dinheiro; 2) Quando estive a estudar tranquilamente em Barcelona, e aí também enquanto os meus amigos fora da Europa andavam às voltas com o visto, eu nem as autoridades espanholas informei; 3) quando vejo que há imigrantes de 1ª (os europeus, americanos,...) e de 2ª (todos os outros); 4) quando falo com americanos, ou brasileiros...e aí já me fazem sentir um bocado europeia devido a algumas discrepâncias de valores, embora me deixe ainda na dúvida se são valores/atitudes europeias ou portuguesas. Esta é uma questão para ir analisando...

3 comentários:

Anuska disse...

Não costumo pensar nisso :-)

Estreliña disse...

Eu passei a pensar nisso depois de ir uns mesitos para Londres e via colegas "aflitos" com o visto! Uma companheira de casa da australia andava às voltas e teve que voltar para o seu país porque o visto não lhe é concedido por mais de 1 ano de trabalho, pode ficar mais um ano no UK mas apenas em férias! Estranho, né?
E eu, nem informei à rainha que lá estava!
Apercebi-me aqui, que ser Europeu era ser um special one!

Sofia disse...

Muito engraçado isto! Por acaso gosto de pôr a criatividade a mexer e também de uma boa sardinhada :-)
Obrigada pela visita ao meu blog, vim retribuir e dizer-te que gostei imenso do teu espaço. Por isso, já te "sigo", lol!
Bjs,
Sofia