26.11.10

Massa crítica...



Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves (bicicleta, patins, skate, ...). Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado. Em Lisboa é no Marquês de Pombal.

A MC é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração.  Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano.
O termo "massa crítica" refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação.

Em Lisboa  a concentração começa no Marquês de Pombal, onde de início se dá 3 voltas à rotunda. É giro... montes de ciclistas na estrada à hora de ponta, a reinvidicarem o seu espaço.

Um dia...a bicicleta vai-se tornar o meu principal transporte...

3 comentários:

MAG disse...

Era giro mas eu não sei andar de bicicleta :P Bjs

Deriva disse...

Devíamos então tratar disso :) bjs

Ana disse...

Olá!
Uma boa ideia! É pena é que o hábito de andar de bicicleta no nosso país não está tão enraízado como na maior parte dos paises europeus!
Beijinhos e bom fim de semana