2.11.10

Finados...


Ando numa de revivalismo…mas esta altura é muito celebrada lá na terra… e como às vezes não consigo ir lá…fico a pensar nisto.
Na altura de Todos-os-Santos, é também o dia dos finados. Toda a gente na terrinha vai arranjar as campas no cemitério, pôr flores mais bonitas que o habitual e em maior quantidade, bem como velas. Na minha terra, não sei se é geral, no dia 2 há uma missa ao fim do dia em que no final se visita o cemitério…como no Inverno já é de noite, todas as campas estão iluminadas com velas.
Sempre achei piada ir ao cemitério à noite… e claro que está cheio de gente e cheio de velas, logo não tem nada de assustador, mas tem sempre aquela mística. Depois se tens mais que um morto na família, tens de andar de campa em campa durante as cerimónias porque não queremos cá gente falecida sozinha. Eu tenho de andar entre a campa do meu irmão, dos meus avós maternos (a mesma) e entre os meus avós paternos e tios (estas últimas são lado a lado, e sempre me facilitam a viagem).
Claro que as pessoas conseguem sempre deturpar a essência das coisas e em vez de relembrarem os familiares falecidos acabam por estar mais preocupadas com quem tem a campa mais bem arranjada…. tipo concurso…enfim…

5 comentários:

Anabela Conceição disse...

Olá,
Na minha terra tb é assim, com a excepção da missa de dia 2. É tudo feito no dia 1.
O engraçado é que nesse dia vai toda a gente, e campas que durante o ano nunca vêm flores, nesse dia têm grandes arranjos!
Bjs

Mary Jane disse...

Ainda hoje falei deste dia :) Mas nós não temos essa prática de dia 2, não :D

O meu namorado mora mesmo em frente ao cemitério e adora ver as luzinhas que se acendem à noite!

Ana disse...

Olá!
Eu não tenho o hábito de ir ao cemitério e também não vou no dia dos finados. Só de vez em quando, quando tenho mesmo vontade.
Beijinhos

Joana disse...

isso irrita! ir ao cemitério ver os desfiles de "moda" são desesperantes... é desrespeito! só vou ao cemitério qd n esta la ng!

mindrica disse...

Olé carranchana!

Tenho estado a acompanhar o teu blog e acho-o muito interessante.

Este ano cumpriu-se uma vez mais a tradição: missa no dia 2 e romagem ao cemitério com muitas flores e velas.
Eu estive presente!

Devo dizer que, para além da tua descrição de quem tem as melhores flores e a campa mais arranjadinha, agora os mindericos vão para o cemitério colocar a conversa em dia, só se ouvem murmúrios (para não incomodar os fiéis).

Saudações do Charal do Ninhou.